No mês de Agosto, houve “um aumento significativo no número de novos casos da COVID-19 em residentes do concelho [Paços de Ferreira], em especial na freguesia de Freamunde tendo-se, inclusive, registado óbitos devido a esta doença”, informa um comunicado.
No documento, assinado pelas Autoridades de Saúde do ACeS Tâmega III – Vale do Sousa Norte, ACeS Vale do Sousa Norte, Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Junta de Freguesia de Freamunde e GNR de Freamunde, apela-se à população que reforce as medidas de prevenção da COVID-19 e que esteja especialmente atenta à sintomatologia associada à doença, “sobretudo, tosse, febre, dificuldade respiratória, dor de garganta, dor de cabeça, dores no corpo, perda de cheiro, perda de paladar ou outros sintomas”.
As mesmas entidades pedem o uso de máscara no contacto próximo com outras pessoas e nos ambientes fechados; a manutenção de um distanciamento social de segurança de 1,5 ou dois metros, a lavagem frequente das mãos e o uso de álcool gel e a manutenção das medidas de etiqueta respiratória (quando espirrar ou tossir, tapar o nariz e a boca com um lenço de papel ou com o braço).
“Se tiverem algum destes sintomas, devem ligar para a Linha de Saúde 24 – 808 24 24 24 ou para a Área Dedicada Covid Comunidade do ACeS Vale Sousa Norte – 969 340 980 ou 969 340 993, ou ainda para a sua Unidade de Saúde, e nunca se dirigirem a unidades de saúde sem indicação destas entidades”, apela o documento enviado à comunicação social.
Os últimos dados revelados pela Direcção-Geral da Saúde, na segunda-feira, davam conta de 427 infectados em Paços de Ferreira desde o início da pandemia, mais 12 na última semana. Na semana anterior o aumento tinha sido de 22 casos.