Nos últimos três meses, a Câmara de Paços de Ferreira deu apoio social, sobretudo com cabazes de alimentos, pagamento de medicação e facturas de gás e electricidade a 1.560 pessoas. Segundo a autarquia, trata-se “do maior apoio municipal de que há memória num tão curto espaço de tempo, contabilizando neste período um valor que ultrapassa já os 50.000 euros”.
Segundo comunicado, os pedidos chegaram através da linha de solidariedade municipal, criada para dar resposta aos impactos da pandemia COVID-19, entre 1 de Março e 22 de Maio.
“Estes apoios foram canalizados para famílias em dificuldade ou pessoas que viram os seus rendimentos diminuídos. Uma medida alargada a sócio gerentes de empresas que foram obrigadas a cessar a actividade e profissionais liberais que ficaram sem rendimentos”, refere o executivo liderado por Humberto Brito.
Só em termos de cabazes alimentícios foram solicitados 520 pedidos de ajuda, adianta a Câmara. Além dos apoios em medicamentos, gás e electricidade, “apenas uma pessoa pediu ajuda para pagar a água e uma outra solicitou pedido para pagamento do lixo doméstico”, sustenta a informação enviada.
O município garante que todos os pedidos foram alvo de uma análise técnica rigorosa dos serviços de Acção Social municipais.