Um homem de 66 anos foi detido por violência doméstica em Paços de Ferreira.
Segundo o Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas de Penafiel da GNR, o suspeito agredia física e psicologicamente a ex-mulher, de 64 anos, com a qual esteve casado durante 42 anos, tendo o divórcio ocorrido em 2014.
A mulher apresentou queixa e pediu o divórcio. O homem foi condenado a dois anos e meio de prisão em pena suspensa. Mas, acreditando que o homem iria “terminar os seus comportamentos violentos”, acabaram por voltar a casar, em 2015.
“No entanto, pelo recorrente consumo de álcool, o suspeito voltou com as agressões físicas e violentas contra a vítima, exigindo todo o dinheiro resultante da sua actividade profissional. Devido ao grau de agressividade física por parte do agressor, a vítima chegou mesmo a barricar-se numa dependência da residência, para poder pernoitar em segurança, colocando móveis atrás da porta, para que este não conseguisse entrar. Foi ainda possível apurar que a vítima era impedida de tomar banho de água quente, de utilizar, não só, o fogão para a confecção da sua alimentação, como outros electrodomésticos”, explica comunicado da GNR.
O homem foi detido e presente ao Tribunal de Instrução Criminal de Marco de Canaveses, tendo ficado obrigado ao afastamento da residência e do local de trabalho da vítima, numa distância mínima de 500 metros, proibido de contactos por qualquer forma ou meio com esta, sendo fiscalizado com pulseira electrónica e estando obrigado a apresentações bi-semanais no posto policial da sua área de residência. Também está proibido de adquirir ou possuir quaisquer armas.