O parque do estádio Capital do Móvel recebe, no dia 21 de julho, domingo, mais um encontro estático de carros clássicos e desportivos organizado pelo Automóvel Clube de Paços de Ferreira (ACPF).
Das 9h30 às 13h00, a marca Volvo, que em latim significa “eu rodo” vai estar em destaque.
Foi na manhã de 14 de abril de 1927, que o primeiro automóvel Volvo saiu pelos portões principais em Gotemburgo, na costa oeste da Suécia. Inicialmente, o automóvel tinha a designação ÖV4 e era um descapotável com um motor de quatro cilindros. O primeiro Volvo do mundo estava pronto para fazer-se à estrada, refere a Volvo cars, na sua página.
A 1 de setembro de 1944, foi revelado, em Estocolmo, o automóvel que viria a fazer da Volvo uma empresa internacional do setor automóvel. “O pequeno Volvo”, como era chamado, foi visto na Suécia como uma promessa de prosperidade no pós-guerra e, no decurso de duas semanas, 2.300 pessoas encomendariam o PV 444.
Foi na Volvo que o engenheiro Nils Bohlin introduziu os cintos de segurança de três pontos, na produção de série do PV 544, tendo a marca decidido renunciar aos direitos de patente para todos poderem beneficiar desta inovação. Segundo as estimativas, até hoje, mais de 1 milhão de vidas foram salvas pelo cinco de segurança de três pontos.