O concelho de Paços de Ferreira vai passar a ter quatro equipas de intervenção permanente (EIP). A Câmara Municipal assina, a 26 de Junho, Dia Municipal do Bombeiro, protocolos para criar mais duas destas equipas, uma alocada aos Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira e a outra aos Bombeiros Voluntários de Freamunde.
“O nosso concelho passará a ter quatro Equipas de Intervenção Permanente, num total de 20 homens e mulheres, reforçando-se assim a capacidade operacional em áreas tão diversas como o combate a incêndios, o socorro às populações, entre muitas outras”, explica a autarquia.
O município recorda ainda que as EIP´s “são equipas formadas por bombeiros profissionais, que se destinam ao cumprimento de missões no âmbito da Protecção Civil”, integrando bombeiros com “elevada especialização” e “com competências em valências diferenciadas para actuarem em diferentes cenários”.
A Câmara diz que assumirá “metade dos custos destas agora quatro equipas, no valor de aproximadamente 150 mil euros anuais”, sendo o remanescente suportado pela Autoridade Nacional de Protecção Civil.
O Dia Municipal do Bombeiro decorre, a partir das 9h30, na Praça da República, em Paços de Ferreira, para um “reconhecimento público a todos os bombeiros voluntários pelo abnegado serviço prestado à comunidade”. Também serão entregues condecorações.