A fadista Cuca Roseta, acompanhada da Banda Filarmónica local, sobe esta noite ao palco de Freamunde, em Paços de Ferreira, para abrir mais uma edição das festas Sebastianas.
O programa, que decorre até ao dia 11 de julho, inclui, amanhã, Nininho Vaz Maia e, um dia depois, à noite, vão-se ouvir os bombos, o cantor Nel Monteiro e Valete.
No sábado, a noite é dos Delfins, Mónica Sintra e Ruben da Cruz. Domingo, dia da procissão, atuam Rui veloso, o DJ Padre Guilherme e João Claro.
Na segunda, há lugar para a marcha alegórica, fogo de artifício, Kura e Rebeca. No último dia, vão ouvir-se as vozes de Cláudia Martins e os Minhotos e Os Marotos.
A programação das Sebastianas inclui o PUTRICA, Festival de Arte Pública da cidade de Freamunde, que tem como principal objectivo sensibilizar para a integração da arte no espaço urbano.
O projecto, que completa agora 10 anos, tem como propósito intervir e reabilitar imageticamente espaços devolutos e descaracterizados de identidade urbana, atribuindo-lhes novos valores culturais e artísticos.
Freamunde tem, desde 2022, algumas paredes de pintura legal dedicada à arte urbana.