Paços de Ferreira vai organizar, em outubro, na capital do móvel e em Matosinhos, dois encontros de especialistas em madeira e mobiliário, incluindo empresários e representantes da comunidade científica e tecnológica, numa iniciativa do município e a Associação Empresarial local.

A ação “O Futuro do Mobiliário” será “um encontro único entre profissionais e especialistas da madeira e do mobiliário e a comunidade científica e tecnológica”, lê-se numa nota da autarquia.

O encontro realiza-se no dia 19, na Casa da Arquitetura, em Matosinhos, e, um dia depois, na Quinta O Campo, em Paços de Ferreira.

“Pensado para os pioneiros, visionários, tecnólogos e curiosos do setor do mobiliário, o evento promove um espaço de discussão e reflexão sobre os principais desafios do futuro, incluindo o design, a sustentabilidade, os novos mercados e modelos de negócio, as tecnologias emergentes e as competências de futuro”.

Do painel de oradores destacam-se Nini Andrade Silva, Yves Béhar, Kaave Pour, Pablo Van der Lugt, Andreja Kutnar, José Manuel dos Santos, Maria Milano, Luísa Carvalho, José Rui Marcelino e Andria Santos.

Está ainda prevista a realização de ‘workshops’ técnicos sobre “temas relevantes para a inovação de produto e processo”, como as tecnologias da Indústria, os novos materiais sustentáveis ou o papel da inteligência artificial no atual e futuro mercado de competências do setor.