Paços de Ferreira juntou-se ao mês internacional de Sensibilização para o Cancro Pediátrico e, para isso, iluminou o Museu Municipal | Museu do Móvel com a cor dourada.
Também as escolas do concelho não quiseram passar ao lado do ‘Setembro Dourado’ e estão a construir um laço com balões, com a cor que simboliza esta campanha que termina no fim deste mês.
O laço dourado é o símbolo internacional do Cancro Pediátrico e, durante este mês, ganhou destaque para ajudar a promover um maior conhecimento sobre a doença, alertando para o impacto que tem na vida destas crianças, jovens e das suas famílias.
Esta doença tem cerca de 400 novos diagnósticos por ano em Portugal de crianças e jovens, sendo a primeira causa de morte por doença nas crianças acima do um ano. A taxa de cura ronda os 80%.
Ainda assim, esta é ainda uma realidade desconhecida e geradora de medos, inseguranças e desigualdades, vivida por muitas famílias. É a principal causa de morte infantil não acidental e, por cada criança diagnosticada com cancro, há cerca de 300 pessoas afetadas, com as alterações que este diagnóstico vem trazer às suas vidas.
Com o tema “O cancro do meu filho mudou tudo”, esta campanha fala então do impacto que o diagnóstico impõe como a perda de rendimento, discriminação no emprego, reforço do apoio psicológico para doentes e família e a inclusão dos irmãos no processo de tratamento.