Paços de Ferreira é um dos municípios portugueses que integra o maior estudo no país, sobre Insuficiência Cardíaca em Portugal, promovido pela PORTHOS, indica a autarquia.
A mesma fonte explica que, em julho, entre os dias 23 e 31, o concelho irá receber uma unidade móvel “para receber todas as pessoas que se mostrem disponíveis para colaborar no presente estudo”.
O projecto PORTHOS arrancou no início do mês de Dezembro e vai estender-se a todo o continente português para realizar o maior rastreio gratuito em Portugal para estudar e determinar a prevalência de insuficiência cardíaca sintomática na comunidade portuguesa, refere ainda a Câmara Municipal, indicando que, neste estudo, serão convidados a participar 5.616 cidadãos com idade igual ou superior a 50 anos representativos da população portuguesa, para traçar o retrato da insuficiência cardíaca no país.
O ACES do Vale do Sousa Norte fará o convite aleatório dos participantes (utentes inscritos nas unidades respectivas), tendo em conta as especificidades da amostra necessária para o estudo.