A Câmara Municipal de Paços de Ferreira vai instalar berçários e creches nos centros escolares do município. A iniciativa surge na sequência de uma candidatura feita ao abrigo do projecto ‘Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais – Requalificação e alargamento da rede de equipamentos e respostas sociais´.
Esta medida pretende abranger “todas as famílias do concelho”, para que tenham estas valências disponíveis e que, por decisão do Governo, serão gratuitas, avança a edilidade, em comunicado.
No sentido de avançar com este projecto, o autarca de Paços de Ferreira, Humberto Brito, e o vice-presidente, Paulo Ferreira, reuniram, esta sexta-feira, com Catarina Marcelino, membro do Conselho Directivo do Instituto de Segurança Social (ISS) e Rosário Loureiro, Directora Adjunta de Segurança Social do Centro Distrital do Porto, acompanhadas por dois técnicos desta entidade.
Assim, as refeições e transporte escolares gratuitos, o cheque-bebé de incentivo à natalidade, e este projecto de berçários e creches, traduzem-se na “mais ampla oferta de apoio à família da região norte”, destaca o município.
Nesta fase, a criação destas estruturas depende apenas do parecer da Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, a DGEstE.
Como o município tem 700 novas casas de habitação licenciadas, a Câmara apelida este projecto de “determinante para um crescimento moderno e sustentável do concelho”.