O Dia Municipal do Bombeiro foi assinalado, este domingo, em Paços de Ferreira, com homenagens e um simulacro.
A sessão foi presidida pelo secretário de Estado da Protecção Civil, Artur Neves, que adiantou que quer “melhor coordenação e conhecimento” dos meios no terreno. Para que todas as forças, a nível local, distrital e nacional estejam bem coordenadas, a partir de Abril, haverá “exercícios operacionais distrito a distrito”, seguido de um simulacro nacional agendado para 20 de Maio, “para que as estruturas estejam bem preparadas e para que não haja falhas”.
Já Humberto Brito lembrou que o Dia Municipal do Bombeiro é uma forma de o município reconhecer “o contributo, dedicação e coragem dos soldados da paz para o bem comum”.
“Quero agradecer o vosso trabalho e à vossa família. Vocês têm um dom que não é para todos. A dedicação aos outros não é para toda a gente”, disse.
Durante as cerimónias foram condecorados bombeiros das corporações de Paços de Ferreira e de Freamunde.
Falecido no passado dia 17, o subchefe José Manuel Ribeiro Nogueira, bombeiro da corporação de Freamunde, foi homenageado a título póstumo, tendo os filhos Susana de Fátima Novais Nogueira e Pedro Manuel Novais Nogueira recebido o galardão.