Chama-se ‘Mutabilia’ e é um espectáculo de circo contemporâneo que é apresentado sexta-feira, às 21h30, no Solar dos Brandões, em Sanfins de Ferreira, Paços de Ferreira.
Apresentado pela companhia Teatro do Mar pretende ser uma “reflexão libertadora sobre o espaço privado”, destaca o município.
Mutabilia é um teatro físico e está “assente numa estrutura cenográfica oscilante e mutante” e “é uma metáfora sobre a instabilidade do nosso tempo” que pretende “estimular a reflexão, entre outras, sobre a importância das relações humanas como actos de liberdade, expressão e construção”.
“A cenografia contém, nos seus aspectos formais, conteúdos intrínsecos à dramaturgia da criação, partindo de princípios relacionados com fragilidade e força, equilíbrio e instabilidade, segurança e tensão, prisão e liberdade, entre outras, numa ligação entre os corpos e a arquitetura do objeto”, explica o Teatro do Mar.
A companhia Teatro do Mar surgiu em Sines, Portugal, no dia 8 de Março de 1986. Foi fundada por Julieta Aurora Santos, directora artística e encenadora, e pelo já desaparecido actor e encenador Vladimir Franklin.
Os espetáculos reflectem, na sua generalidade, sobre temáticas cujo enfoque é o homem contemporâneo e a sua condição existencial face a uma ideia de progresso e a consequente transformação da sua identidade e das suas memórias afetivas e culturais.