Os 44.403 utentes inscritos no concelho de Lousada têm todos médico de família. A garantia foi deixada pelo director do Agrupamento dos Centros de Saúde (ACES) Tâmega III – Vale do Sousa Norte, Hugo Lopes, citado em nota de imprensa da Câmara Municipal de Lousada.
Existem “casos de médicos que vão saindo por aposentação”, mas a essas ausências tem sido “atribuídas sempre vagas nos concursos de médicos que abrem duas vezes por ano, garantindo dessa forma a continuidade de cobertura total em Lousada”, referiu o médico.
A autarquia salienta que, a cobertura integral de utentes com médicos de família no concelho foi conseguida pelo esforço conjunto do município de Lousada, da direcção do ACES e do Ministério da Saúde.
Satisfeito com os números, o presidente da Câmara Municipal de Lousada, Pedro Machado, diz que está cumprida “mais uma necessidade importantíssima da população do concelho de Lousada”. O autarca adiantou ainda que “já foi lançado o concurso público para a construção da Extensão de Saúde de Lustosa, da responsabilidade da autarquia”.
“A construção e entrada em funcionamento da Extensão de Saúde de Lustosa é um anseio antigo, mas fundamental para que a população tenha melhor qualidade de vida e para que os cuidados de saúde possam ser prestados”, defendeu.