Um grupo de atletas que pretende “trepar ‘Paredes’. O trocadilho foi proferido esta sexta-feira, no Multiusos de Paredes, e serviu como pontapé de saída para a apresentação da equipa profissional de ciclismo Rádio Popular-Paredes-Boavista que prometeu deixar “sangue, suor e lágrimas na estrada”.

Pelo menos foram estas as palavras de Tavares Rijo, presidente da Associação do Boavista de Ciclismo, que assegurou que ninguém vai ganhar a este grupo de atletas em “profissionalismo e entrega”. O dirigente também sublinhou o facto de a autarquia de Paredes “ter pessoas que apostam no desporto e no ciclismo”.

Na cerimónia, que contou com um pavilhão lotado, subiram ao palco os ‘bravos do pelotão’ que vão pedalar com a camisola desta formação na época 2022. Fazem então parte do plantel os espanhóis, Guilherme Garcia, de Pontevedra, Francisco Agea, de Ávila, Alberto Gallego, de D. Benito, e ainda os portugueses, Vinícios Rodrigues, de Arcos de Valdevez, Pedro Miguel Lopes, de Guimarães, Sérgio Martingil, de Salvaterra de Magos, Tiago Machado, de Famalicão, Hugo Nunes, de Paços de Ferreira, Luís Fernandes, do Seixal, e Daniel Freitas, de Vila Nova de Gaia. Estas são as estrelas da equipa que serão acompanhadas pelo grupo técnico constituído por Luís Machado, João Salgado, Ivo Fernandes, André Anes, Fernando Campos, Miguel Barbosa, Soares dos Reis e Tavares Rijo.

A RP – Paredes – Boavista vai ser liderada por José Santos, que vai trabalhar com o grupo do Boavista, um dos mais antigos do pelotão internacional e com uma prática ininterrupta de 40 anos de actividade.

O autarca de Paredes aproveitou a cerimónia para revelar que a aposta neste projecto se deveu a dois factores: a “paixão e a razão”. A primeira está relacionada com o facto de Alexandre Almeida, ser um apaixonado pela modalidade. Mas a principal foi mesmo a razão, porque “a resiliência, o espírito de sacrifício, a abnegação e o pôr-se em pé, depois de cada queda” são características dos ciclistas, mas comuns “a todos os empresários e trabalhadores de Paredes”. Por isso, frisou Alexandre Almeida, o município “tinha que se associar a este projecto e a esta equipa de prestígio”.

A pedalada de saída desta equipa acontece domingo, em Aveiro, e terá uma extensão de 172 quilómetros. Vão participar cerca de 180 ciclistas e a partida está agendada para as 12h00.

A equipa da RP-Paredes-Boavista marca presença com nove ciclistas, faltando apenas na linha de partida o espanhol Francisco Agea ainda a recuperar de uma queda. César Martingil, Guillermo Garcia e Pedro Lopes vão estrear-se.