No passado dia 6 de Junho, foi feita uma visita a algumas zonas do Bairro do Calvário em Valongo, por candidatos da CDU, integrada pelo seu Vereador na Câmara e pelo candidato à Junta de Freguesia de Valongo.
Na visita, foram franqueadas as portas de diversos moradores, para que fosse possível verificar-se com a nossa presença diversos problemas para os quais há longo tempo foi reclamada a sua solução, mas sem resultado.
Do relatório dessa visita, que apresentaremos em reunião de Câmara, constarão a falta de medidas urgentes, para eliminar o grande problema que é a descarga de porcaria que as pombas espalham pelas caleiras dos telhados e à volta das casas e até nas paredes interiores das escadarias de acesso às próprias habitações.
O desleixo que campeia nalgumas portas de entrada comum, (da responsabilidade da Vallis Habita) onde faltam simples fechaduras que resolveriam o problema, que em noites de chuva e ventania, num enervante vai vem e num constante e estrondoso daquele bater de portas de ferro, roubam o sossego e impedem o descanso de quem precisa e tem direito a ele.
A existência de humidades dentro das habitações, resultante do entupimento de condutas de águas pluviais do exterior.
A incompreensível falta de acesso de moradores, aos seus próprios contadores de gás instalados no exterior dos edifícios.
Balneários de apoio a espaços desportivos ao abandono e na mais completa bandalheira, a permitir que ali campeie livremente a imundície.
A desprotecção dos quadros eléctricos, que permite a utilização dos holofotes desses espaços sem controlo e à vontade de cada um.
Ruas como a de Ramalho Ortigão, que com todos aqueles remendos mal cavacados e toda esburacada que mais parece um queijo suíço podre, a oferecer perigo a quem a pé por aquela rua transita, uma vez que está sujeita a que o cascalho saído dos buracos e pela Rua espalhado, possa ser projectado contra as pessoas, pelos pneus de qualquer veículo que por ali circule.
A CONTRASTAR COM A FALTA DE RESPOSTA DA CÂMARA E DA VALLIS HABITA
O ZELO DOS MORADORES NO INTERIOR DAS SUAS HABITAÇÕES
A contrariar uma certa ideia que se pretende espalhar, de que os habitantes dos Bairros de Habitação Social não têm zelo pelas suas habitações, pudemos verificar com os nossos próprios olhos, o brio daqueles que nos abriram as portas, que faziam mesmo questão em que reparássemos no seu empenho em zelar a sua habitação.
E todos no mesmo sentido comentavam: Que a Câmara e a Vallis Habita, que cumprissem com as suas obrigações, como eles cumpriam com as deles.
PODEM OS MORADORES CONFIAR NA CDU, PORQUE TAMBÉM A CDU CUMPRE E CUMPRIRÁ COM AS SUAS OBRIGAÇÕES.