O orgulho e a resiliência foram os principais ingredientes para a atribuição das medalhas de ouro do município de Paredes, a várias personalidades e empresas locais, numa cerimónia que aconteceu na segunda-feira, feriado municipal .

Este ano, os eleitos deste ano foram Mário Pinto, fundador e coordenador da equipa Paredes CiclismoNaEscolaBTTeam, a Pastelaria Juvi, o Grupo JAMO e a Farimovel, na modalidade empresas. Pelo desporto foi galardoado o guarda-redes Pedro Trigueira, na cultura a distinção coube ao cantor popular Augusto Moreira e Luís Venâncio destacou-se nas profissões, na área da construção civil.

Alexandre Almeida, autarca de Paredes, falou de todos os homenageados, sublinhando a sua “força, determinação e resiliência”, porque conseguiram “vencer” nas mais variadas áreas e, muitos deles, “levarem o nome de município de Paredes além fronteiras”.

Numa cerimónia que decorreu no Centro Cultural de Paredes, todos os homenageados falaram do seu percurso e do seu trabalho, como foi o caso de Manuel Bonifácio, fundador da pasterlaria Juvi, uma casa que contabiliza mais de 30 anos de história ao serviço dos paredenses.

Com 91 anos, o empresário recordou que começou a trabalhar “em pequenos negócios”. E depois de uma passagem por Ultramar, veio “parar a Paredes”, onde criou a Juvi. “Na altura, vinham pessoas, não só de Paredes, mas de todos os lados”. Hoje, o cenário é um pouco diferente, porque “muitos dos nossos clientes já não estão cá, mas há outros que continuam a visutar-nos”. Apesar de reconhecer que, atualmente, os tempos são “difícies”, é certo que o percurso valeu a pena, tanto mais que diz estar “bem”, porque nada lhe falta e que o negócio vai continuar com a mesa força e resiliência de sempre.

Já Mário Pinto, que criou a Paredes CiclismoNaEscolaBTTeam, destacou os resultados deste projeto que, para além dos resultados, conquistou o “reconhecimento coletivo”. O professor destacou que esta formação pretende, “não só criar campeões, mas bons cidadãos”, algo que este projeto já alcançou, uma vez que começou com 25 alunos e, atualmente, tem 150.

Também o trabalho do Grupo JAMO foi enaltecido, uma vez que labora há mais de 40 anos e é uma “referência de excelência”, em diferentes áreas de negócio, como o comércio e prestação de serviços na área automóvel, construção civil, carpintaria, imobiliária, trading, comércio e estética.

Já a Farimovel, uma unidade vocacionada para a indústria de mobiliário, tem feito um percurso norteado pelo “dinamismo e inovação”, sendo, há mais de 40 anos, uma “referência de excelência” nesta área, como destacou Alexandre Almeida.

A edilidade não quis deixar de salientar o “mérito desportivo” alcançado pelo guarda-redes Pedro Trigueira, que por questões profissionais não pode estar presente. Também Augusto Moreira, pelo facto de ser uma personalidade que tem perpetuado a arte dos cantares ao desafio, subiu ao palco das distinções porque tem “dignificando as tradições do concelho de Paredes”.

Já pelas profissões, e com uma carreira de mais de duas décadas de trabalho árduo, a medalha coube a Luís Venâncio.

A cerimónia terminou com um momento musical de Maria José Souza Guedes ao piano e Luís Meireles na flauta.