No dia em que foram inauguradas duas obras que resultaram da segunda edição do Orçamento Participativo Jovem, o presidente da Câmara Municipal de Valongo anunciou que, em 2017, vai duplicar a verba e o número de projectos a apoiar. Para este ano a verba definida foi de 40 mil euros e irá contemplar quatro projecto, com 10 mil euros cada. Para a próxima edição haverá a possibilidade de apoiar oito projectos, com 80 mil euros.
A Câmara Municipal de Valongo tem vindo a duplicar a verba destinado ao Orçamento Participativo Jovem, assim como o número de projectos vencedores, uma vez que todos os anos se tem registado uma grande adesão pela comunidade. De referir que na edição actual, que está ainda a decorrer e cuja votação está marcada para o período de 10 a 29 de Maio, foram apresentados mais de 50 projectos. O Orçamento Participativo Jovem é um projecto do município de Valongo para jovens dos 6 aos 35 anos de idade, que facilita o seu envolvimento de uma forma mais construtiva e participada na comunidade, através da criação de um pensamento dinâmico e crítico, permitindo não só que apresentem ideias, mas também que as construam, debatam e concretizem.
Esta semana foram inauguradas as duas obras que resultaram da segunda edição do Orçamento Participativo Jovem, ambas em escolas da freguesia de Campo. O projecto “Brincar sem me molhar”, na Escola Básica da Retorta, consiste na recuperação e transformação dos logradouros num recreio coberto, enquanto que o da “Quinta do Saber”, na Escola Básica da Azenha, consiste na transformação do recreio num jogo da Glória. Aproveitando esta cerimónia, José Manuel Ribeiro adiantou que na próxima edição será feito um esforço para se contemplar o total de oito projectos, num investimento de 80 mil euros. O autarca aproveitou para sublinhar as intervenções que a Câmara Municipal tem feito no parque escolar do concelho, no sentido de dotar as escolas das melhores condições possíveis. Este ano a maior intervenção, adiantou, será na Escola Básica da Azenha, em Campo, num investimento que rondará os 100 mil euros.
Obras nas férias escolares
Durante o Verão de 2016 serão três as escolas básicas do primeiro ciclo a sofrer obras de remodelação, num investimento municipal que ronda os 250 mil euros. Segundo explicou ao VERDADEIRO OLHAR o vereador da Educação, Orlando Rodrigues, a maior intervenção acontecerá na Escola da Azenha, onde haverá uma substituição da cobertura de fibrocimento, bem como uma intervenção ao nível da estrutura para resolver os problemas de infiltrações. Na Azenha será ainda necessário proceder ao recuo do portão de acesso à escola, de forma a garantir uma maior segurança dos alunos na saída do estabelecimento. Segue-se a Escola da Estação, em Valongo, onde será colocado um gradeamento por forma a criar uma nova saída, evitando que os alunos saiam directamente para a rua. Finalmente, a autarquia intervirá na Escola Básica da Costa, em Ermesinde, construindo uma passagem coberta ligando o edifício principal ao edifício da cantina e jardim de infância. Uma empreitada que está orçada em 30 mil euros. Na Escola da Costa haverá ainda obras de melhoria do campo de jogos, cujo piso actual é em saibro. Nas restantes escolas do concelho haverá obras pontuais.