A Câmara Municipal de Penafiel aprovou, em Assembleia Municipal, o maior orçamento de 149 milhões de euros para o próximo ano. “O maior da sua história”, destaca o município.

O documento inclui, não apenas as receitas habituais do município, mas também um volume significativo de fundos comunitários provenientes e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), bem como o aumento das transferências do Orçamento de Estado para o próximo ano. Com esta verba, “Penafiel destaca-se como o concelho com maior volume de financiamento comunitário na região”​.

Os investimentos abrangem áreas fundamentais como saúde, educação, apoio à família, habitação social e desporto.

Na área da saúde, o orçamento inclui a construção de novas unidades, como o novo centro de saúde na cidade de Penafiel e nas Termas de S. Vicente, assim como a requalificação de infraestruturas existentes, como os casos do actual Centro de Saúde da cidade, junto à escola D. António Ferreira Gomes e o de Paço de Sousa.

No reforço de respostas sociais, a autarquia mantém a aposta na “criação de mais creches no concelho de Penafiel. O objetivo da autarquia é criar a curto prazo 202 novos lugares para acolher crianças dos quatro aos 36 meses. Já na habitação social, o município vai reforçar a construção de edifícios de habitação colectiva.

Na educação, serão requalificadas várias escolas e construída uma residência universitária para salvaguardar a crescente procura de estudantes​.

Outro destaque é na área do desporto, onde está prevista a construção do Pavilhão Municipal Fernanda Ribeiro, considerada pela edilidade “a maior obra municipal de sempre executada no município de Penafiel”.

Este orçamento privilegia ainda projectos nas áreas da cultura, turismo, ambiente e outras áreas, e reforça o compromisso da autarquia com o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida, mantendo uma gestão financeira equilibrada e promovendo a coesão social e territorial​.

Para o presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, “ estamos perante o maior orçamento aprovado na história de Penafiel. Um orçamento que privilegia várias áreas da governação e que garante investimentos essenciais para o desenvolvimento”, de forma a “responder às necessidades atuais e projetar um futuro mais coeso e competitivo, sem esquecer a sustentabilidade e a boa gestão financeira do Município.”

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here