O Centro Social e Paroquial de Alfena, o Centro Social de Ermesinde e o ACES Maia – Valongo foram as instituições do concelho contempladas com os apoios da 11.ª Fase “Operação Tampinhas”, dinamizada pela Lipor.
Nesta fase da Operação Tampinhas LIPOR que decorreu entre Janeiro e Dezembro de 2015, acumulou-se um total de cerca de 39 toneladas, que dá um total de cerca de 28 mil euros de receita, tendo sido contempladas 37 entidades (individuais/colectivas). O produto da venda das tampinhas reverte integralmente a favor da compra de material/equipamento ortopédico e similar para doação a Instituições e particulares.
Segundo a Lipor, esta iniciativa iniciou-se em Abril de 2006 e no total das 11 fases a Lipor já apoiou 428 entidades e/ou pessoas em nome individual. Com a Operação Tampinhas, a LIPOR e os seus municípios associados incentivaram a sociedade civil a separar tampas em plástico de embalagens, entregá-las separadamente na LIPOR, ou nas instalações das Câmaras Municipais associadas, bem como em instituições públicas e privadas da região.