Foto: GNR (DR)

Oito mortos em seis dias na estradas portuguesas é o balanço divulgado hoje, numa ação conjunta entre a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), Guarda Nacional Republicana (GNR) e Polícia de Segurança Pública (PSP). A mesma nota revela que se registaram ainda 2 232 acidentes, 39 feridos graves e 680 feridos leves.

“Relativamente ao período homólogo de 2023, verificaram-se menos 529 acidentes, mais uma vítima mortal, menos 22 feridos graves e menos 277 feridos leves”, lê-se no comunicado conjunto, que recorda que esta foi uma campanha que teve como objetivo alertar os condutores para os riscos da condução sob a influência do álcool.

As vítimas mortais são quatro homens e quatro mulheres, com idades entre os 21 e os 54 anos, que morreram em acidentes que aconteceram nos distritos de Aveiro (1), Beja (3), Braga (1), Faro (1), Porto (1) e Viana do Castelo (1).

De referir que, neste período foram fiscalizados 52,5 mil veículos e registaram-se 24,5 mil infrações, 979 das quais relativas a condução sob o efeito de álcool. No total, entre inspeções presenciais e radares, as autoridades fiscalizaram mais de 5,3 milhões de veículos.

Nesta campanha foram sensibilizados 284 condutores e passageiros, aos quais as autoridades policiais recordaram que o risco de sofrer um acidente grave ou mortal duplica com uma taxa de álcool no sangue de 0,5 g/l ou que o álcool diminui o campo visual, provocando a chamada visão em túnel.

Ainda segundo as autoridades, “esta perda de capacidades, bem como as alterações de comportamento que podem levar a estados de euforia e de desinibição, aumentam de forma muito significativa o risco de envolvimento em acidentes rodoviários”.

Na mesam nota é explicado que “das oito campanhas que decorreram este ano, foram realizadas 34 ações, durante as quais mais de 4.900 pessoas foram sensibilizadas presencialmente. Quanto a ações de fiscalização, o número de condutores fiscalizados presencialmente foi aproximadamente de 403,0 mil e cerca de 33,1 milhões de veículos foram fiscalizados através de radares”.