Estão em curso as obras para a nova Unidade de Saúde Familiar de Lustosa que vai ocupar parte da antiga escola primária da freguesia, a Escola de Bouça Cova. As previsões apontam para que a remodelação esteja concluída no final do ano.
O investimento, a cargo da Administração Regional de Saúde do Norte, ronda os 240 mil euros (mais IVA) e pretende dar “condições mais acessíveis, funcionais, confortáveis e mais humanizadas” aos profissionais e utentes daquela unidade. “As futuras instalações vêm substituir as actuais que, para além de exíguas e desadequadas ao fim a que se destinavam, já manifestavam elevado estado de degradação”, lembrava a ARS Norte, em Setembro, aquando do lançamento da obra.
O presidente da Câmara Municipal de Lousada, Pedro Machado, visitou, recentemente, as obras de remodelação.
Segundo a autarquia, a infra-estrutura é composta por dois pisos, ficando, no 1.º piso, a área de recepção e sala de espera, três gabinetes médicos, um gabinete de enfermagem e duas salas de tratamento, além de instalações sanitárias. No 2.º piso existe um gabinete médico e outro de enfermagem. Os dois pisos serão ligados por um elevador. “A USF de Lustosa contempla as áreas de saúde materna e saúde infantil, divididas em duas alas da unidade e contemplando cada uma delas um gabinete médico e um gabinete de enfermagem”, refere o município em nota de imprensa.
“Com esta intervenção na unidade de saúde o edifício está a ser preparado para oferecer as condições de excelência, há muito pretendidas, para a prática clínica e acolhimento de doentes. Esta USF, além de representar uma boa solução na reabilitação de um edifício anteriormente ocupado com uma valência diferente, propõe uma oferta de espaços que figurará como referência no domínio das unidades de saúde”, acredita Pedro Machado.