As obras na área materno-infantil do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) deverão estar concluídas no próximo ano, disse o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, Carlos Alberto, na sessão de abertura do VII Encontro GO – MGF, realizado em Paredes.
Este encontro juntou especialistas de Ginecologia e Obstetrícia e de Medicina Geral e Familiar.
Segundo Carlos Alberto, com a conclusão das obras na área materno-infantil, o CHTS vai poder competir com o melhor da hotelaria hospitalar nesta área, dando assim conta do projecto de remodelação do sexto piso do Hospital Padre Américo, onde estão instalados os serviços de Obstetrícia, Ginecologia e Pediatria.
“Vamos ter quartos com uma ou duas camas, vamos criar condições para que as mulheres possam ter a companhia dos maridos, quando vêm ao hospital para ter os filhos”, revelou.
Citado em comunicado, Carlos Alberto exortou as mulheres que estão a pensar engravidar a encarar a maternidade do Hospital Padre Américo como um bom local para o fazer.
“Nós temos excelentes profissionais e, a partir do próximo ano, vamos ter, também, excelentes instalações”, frisou.
O presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, reconheceu que com melhoria decorrente das obras, o CHTS é local certo para as mães terem os seus bebés.
No encontro, em que estiveram em debate as “Disfunções do Pavimento Pélvico”, ficou bem patente a “relação de verdadeira parceria” entre o hospital e os Cuidados de Saúde Primários da região.
O projecto GO – MGF foi criado em 2013 pelo Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa (CHTS), em colaboração com as direcções de Internato de Medicina Geral e Familiar José da Paz e Jacinto Magalhães, com o objectivo de promover o contacto e articulação entre o CHTS e os cuidados de saúde primários.