O livro do penafidelense Vítor de Sousa, “Da ‘Portugalidade’ à Lusofonia” vai ser apresentado na Biblioteca Municipal no próximo dia 8 de Fevereiro, pelas 21h30, com a apresentação de Moisés de Lemos Martins (CECS-Dep. Ciências da Comunicação da Universidade do Minho e Francisco Azevedo Mendes (Lab2Pt, Departamento História, também, da Universidade do Minho.
O livro “Da ‘Portugalidade’ à Lusofonia”, reproduz grande parte da investigação desenvolvida na tese de doutoramento, homónima, que o autor defendeu em 2015, na Universidade do Minho, em Ciências da Comunicação (especialidade de Comunicação Inter-cultural), assim como os seus principais desenvolvimentos e conclusões.
Com esta tese, Vítor de Sousa venceu, em 2016, o Prémio Mário Quartim Graça, da Casa da América Latina, que a distinguiu como a melhor tese de doutoramento, submetida a concurso nos três últimos anos em Ciências Sociais e Humanas, em Portugal e na América Latina.
Citado em comunicado, o autor destacou que “esta investigação pretende observar de que modo a ‘portugalidade’ pontua a construção da lusofonia. O conceito ‘portugalidade’ decorre de uma lógica estado-novista para que as ex-colónias fossem vistas pela ONU não como territórios autónomos, mas como parte integrante do território português, enquanto províncias ultramarinas, o que passou a ser corroborado, a partir de 1951, pelo discurso parlamentar da Assembleia Nacional, na sequência da revogação do Ato Colonial”.