Apesar de toda a situação vivida devido ao Estado de Emergência e à suspensão de campeonatos, o Departamento de Nutrição do FC Paços de Ferreira continua a actuar, zelando pelo bem-estar dos atletas, treinadores, pais e adeptos que estão em casa.
Segundo o clube, vão sendo realizadas formações, ainda que em novos moldes. “(Des)Informação Alimentar e Impacto na Performance: Qual o papel dos treinadores?” foi o tema da última, destinada aos técnicos dos vários escalões de Formação do clube, e serviu para “desmistificar alguns mitos que ainda existem em relação à nutrição desportiva, junto dos treinadores, pois são um elo forte para com os jogadores e, com uma informação boa e credível, vão passar dados importantes aos atletas”, adianta o nutricionista do FC Paços de Ferreira, César Leão, citado em nota de imprensa.
“Uma vez que as formações destinadas a pais e atletas se encontram suspensas, o departamento tem optado por novas alternativas para que informação útil e oportuna chegue a todos. “Neste período, sobretudo na Formação, o que temos tentado fazer é elaborar material de apoio. Estamos a tentar reunir os e-mails dos pais para enviar informação directamente para eles – que seria passada aos filhos – e também divulgar aquilo que serão as acções tomadas assim que houver algum regresso à normalidade – nomeadamente a questão do aconselhamento nutricional em consulta, que ia começar nesta fase”, afirma César Leão.
Além das formações, infografias e pósteres, o Departamento de Nutrição dos Castores vai ainda disponibilizar uma newsletter, para passar informação de qualidade.
“Numa altura em que o desafio de estar em casa em isolamento é para todos, o Departamento de Nutrição considerou que, além de distribuir a newsletter a pais e atletas, seria interessante fazê-la também chegar aos adeptos do clube”, informa nota de imprensa dos Castores.
“Nestas primeiras newsletters, aquilo que vamos colocar será mais do interesse geral, como conviver com a questão da quarentena, que cuidados se devem ter em termos de higiene alimentar, compras, escolhas… Continua a haver muita informação, mas muita dela sem qualidade nenhuma, e, nesse sentido, já que estas ferramentas estão a ser criadas e servirão para todos, achamos que seria benéfico disponibilizar a todos os sócios do clube”, refere o nutricionista.
A primeira edição deverá sair no início desta semana. Quem quiser receber pode enviar o endereço de e-mail por mensagem privada, através das redes sociais, ou entrar em contacto através de nutricao@nullfcpf.pt.