O Núcleo de Árbitros de Futebol do Vale do Sousa celebrou, este mês, 27 anos, sublinhando o papel da formação de novos árbitros, mas também de pessoas.
Um dos objectivos deste núcleo passa pela “formação de novos valores para a arbitragem, de tudo o que é preciso para que haja desporto” e, ao mesmo tempo, ajudando a “formar Homens”, explica Manuel Soares, presidente do Núcleo.
Em Agosto, esperam iniciar o curso de árbitros, cujas inscrições já estão abertas, e aguardam pela possibilidade de abrir também os cursos de inglês e de informática, investimentos “necessários” à profissão, e que foram oferecidos pela Associação de Futebol do Porto (AF Porto).
São 160 os sócios deste Núcleo que representa os cerca de 400 árbitros da região e que vive, em grande parte, do apoio da AF Porto.
A 16 de Abril, o Núcleo conseguiu inaugurar a requalificação da sede, localizada em Paredes e cedida pelo município. Eram obras já pedidas há já algum tempo, no que diz respeito à humidade e melhoria de condições do espaço, que é de formação, mas também de convívio, como explicou Manuel Soares.