Os novos casos de COVID-19 que estão a afectar o concelho de Lousada estão maioritariamente ligados a convívios familiares.
“Segundo a Autoridade de Saúde, tal como prevíamos, este casos estão maioritariamente associados a contactos familiares (festas, aniversários e convívios) sendo que alertamos uma vez mais para a perigosidade destes comportamentos. É um facto que a maioria dos contágios não está ligada às componentes empresariais, laborais, comerciais ou institucionais mas sim no seio das nossas relações familiares”, explica Pedro Machado.
Segundo o presidente da Câmara de Lousada foi hoje realizada uma reunião com várias entidades, incluindo os representantes dos lares do concelho, as instituições particulares de solidariedade, a delegada de saúde e a direcção do agrupamento de centros de saúde.
“Ao longo desta reunião de trabalho que contou com a presença do vereador da Saúde, relembramos procedimentos técnicos, respostas e medidas de prevenção dentro das instituições e colocamo-nos à disposição das instituições, assim como a autoridade de saúde, para auxiliar em tudo o que seja necessário. Foi ainda abordada a importância da vacinação contra a gripe, uma vez que, sendo algo que poderá facilmente confundir-se em termos de sintomatologia com a COVID-19, urge vacinar 100% dos grupos de risco – situação que está a ser tratada entre o centro de saúde, município e as diversas IPSS”, descreveu Pedro Machado.
A autarquia já apelou à GNR que haja um reforço das medidas de controlo e fiscalização e promete continuar a entregar equipamentos de protecção individual às instituições, nomeadamente aos bombeiros.