Desde 2009 que a Câmara Municipal de Paredes tem apostado na modernização administrativa e na desmaterialização de todos os processos autárquicos. Esta quarta-feira, o município apresentou o novo site que integra a nova plataforma do sistema de informação geográfica e todos os serviços online assim como uma aplicação móvel.

“Mudar o paradigma da administração pública é difícil. Partimos do zero e hoje estamos na liderança. Esta ferramenta vai permitir mais eficiência e prestar um melhor serviço público”, defendeu o presidente da Câmara Municipal.

Celso Ferreira destaca o importante avanço na área da transparência e atribui o mérito de todo o processo aos colaboradores da autarquia e à equipa responsável pela desmaterialização administrativa liderada por Pedro Mendes.

“A Câmara está mais ágil, mais funcional e mais perto dos cidadãos”, integrando todos os serviços numa plataforma e permitindo uma resposta mais rápida, afirmou o vice-presidente da autarquia.

“Era importante concluir todo o processo de desmaterialização e o desenho do circuito de todos os processos antes de avançar para um novo site”, acredita Pedro Mendes, que considerou esta nova plataforma “moderna” e “orientada para o munícipe e para as suas necessidades”. “É de fácil utilização e está adaptado às novas plataformas móveis”, acrescentou o autarca. Na nova aplicação móvel para Android e IOS (a Paredes app) quem quiser pode, por exemplo, relatar uma ocorrência à câmara, anexando facilmente uma fotografia.

 

Funcionários orgulhosos do resultado

Durante a sessão de apresentação, que decorreu no salão nobre da autarquia, os funcionários deram um testemunho das mudanças que aconteceram no funcionamento dos serviços.

“Estamos orgulhosos do que fizemos”, garantiu Verónica Castro, chefe da divisão administrativa. “A desmaterialização de toda a informação faz com que a informação seja logo disponibilizada a todos com ganhos de eficiência e redução de custos”, afirmou. Em 2016, foram desmaterializados 52.500 processos e 77% dos funcionários já recebem o recibo de vencimento em formato digital.

Também na divisão de aprovisionamento e património todas as requisições internas são feitas online e a comunicação com fornecedores é feita por email, explicou Sónia Paiva. “Não há papel a circular e há uma maior agilização de todos os processos”, sustentou.

Luís Carvalho apresentou o novo sistema de informação geográfica da autarquia, agora disponível em equipamentos móveis, com mais funcionalidades e mais informação. De acesso fácil e sem custos para o cidadão, o SIGAP permite, por exemplo, ao cidadão consultar documentos como o Plano Director Municipal e a um investidor pesquisar os parques empresariais, os lotes existentes e as suas características, visualizar o aspecto real do terreno e contactar os serviços por email.

Já Ana Ferreira, chefe da divisão de planeamento e gestão urbanística, destacou que a autenticação dos cidadãos passa a ser feita com número de contribuinte e que os requerimentos recebem feedback imediato do estado do processo por email, havendo ainda priorização de processos e atribuição de prazos para cumprir tarefas. “Todos os processos antigos estão também a ser digitalizados”, adiantou.

A nova plataforma da Câmara Municipal de Paredes pode ser consultada aqui.