Foto: Junta de Alfena

O novo Centro de Saúde de Alfena começa a funcionar na próxima segunda-feira, dia 24 de Fevereiro, avança o presidente da Junta de Freguesia de Alfena, Arnaldo Pinto Soares. “Conclui-se assim uma luta de 14 anos”, sustenta.

A obra, um investimento de 1,4 milhões de euros financiada a 85% por fundos comunitários, cabendo o restante a investimento ao Estado, começou em Abril de 2018. Na altura as previsões da Administração Regional de Saúde do Norte apontavam que entrasse a funcionar no primeiro trimestre de 2019. As novas instalações vão servir 13 mil utentes.

Foto: Junta de Alfena

Segundo Arnaldo Pinto Soares, as reivindicações por novas instalações remontam a 2006, quando tentaram transferir os utentes de Alfena para o novo centro de saúde da Bela, em Ermesinde. “Queriam fechar o centro de saúde de Alfena e desde lá para cá que fizemos ver às entidades que precisávamos de uma nova unidade de saúde”, recorda.

“Isto é o culminar de 14 anos de insistência e de não deixarmos o assunto morrer sensibilizando as diversas entidades, sempre com acolhimento junto das várias presidências da ARS Norte que reconheceram esta necessidade”, argumenta o autarca.

As instalações do antigo centro de saúde, com mais de 30 anos de existência, já não tinham condições nem para utentes nem para profissionais, alega.

“Isto é um marco na saúde de Alfena. Sempre tivemos profissionais de excelência e não foi pelas instalações existentes que houve menor qualidade na saúde. Agora com melhores instalações acredito que teremos ainda mais qualidade, sobretudo na acessibilidade aos utentes”, refere o presidente da Junta.

Contactada a ARS Norte não dá ainda certezas sobre a abertura na segunda-feira.