Segundo a Administração Regional de Saúde do Norte, a obra do novo centro de saúde de Alfena arranca até ao final deste ano e estará concluída em 2018. “Decorridos vários anos, desde a justificação da necessidade de se construir novas instalações da Unidade de Saúde de Alfena” a ARS Norte decidiu dar “seguimento a esta prioridade”, explica comunicado.
Por isso, foi publicado, esta quinta-feira, em Diário da República, o anúncio de procedimento com vista à construção, informa a ARS Norte.
As actuais instalações são alugadas e “representam um encargo financeiro acrescido para o erário público”, manifestando ainda “alguma degradação” e sendo “insuficientes e de acesso difícil para os doentes, em particular os portadores de incapacidade mais acentuada”, refere a mesma fonte. Além disso, são “desadequadas à implementação dos princípios da Reforma dos Cuidados de Saúde Primários que a Tutela do Ministério da Saúde está a levar a efeito.
O investimento rondará os 1,4 milhões de euros, sendo comparticipado por fundos comunitários e as novas instalações terão que estar concluídas e acessíveis aos utentes e aos profissionais que na mesma vão desempenhar a sua actividade durante o próximo ano.
Esta é uma obra há muito reivindicada em Valongo. A promessa de que as obras iriam avançar surgiu no início deste ano.