A cultura volta a ser celebrada em Paredes com o evento “Noites Negras”, que decorre entre 31 de outubro e 2 de novembro, na Biblioteca Municipal de Paredes, com várias iniciativas.

Da programação, destaca-se a divulgação dos vencedores do Prémio Literário António Mendes Moreira, na quinta-feira, dia 31, às 21h30, e entrega dos respetivos prémios. Com o tema “25 de abril”, o prémio recebeu, nesta edição, 178 textos de 170 candidatos, provenientes não só do Concelho de Paredes, como também de outras zonas do país, do Brasil, Itália e Estados Unidos da América. Integram o júri Isabel Alves Pereira, Nassalete Miranda e Vieira Duque.

Após esta cerimónia, às 22h30, as atenções estarão voltadas para o Teatro de Revista, com a apresentação do livro “História do Teatro de Revista de Paredes”, da autoria de Luiz Oliveira.

A programação das “Noites Negras” conta, ainda, com uma “Maratona do Café Literário”. No dia 1, às 21h30, a iniciativa conta com a apresentação de livros e partilha de leituras por parte de escritores, como Miguel Correia, Pedro Matos Sousa, Rubin Rangel e Rui Luzes Cabral. José Pedro Soares, Nuno F. Silva, Jorge Braga e Rui Lage são os protagonistas do “Café Literário” de sábado, dia 2, às 21h30.

A Biblioteca Municipal de Paredes abre portas a uma nova exposição, ainda na sexta-feira, dia 1. “Livre-Mente”, de Elsa Martins, é inaugurada antes do “Café Literário”.

As iniciativas têm entrada livre.