Foto: Jangada Teatro

O programa Noites Acústicas arrancou, no passado sábado, no auditório municipal de Lousada, com a artista Capicua e com muito público a assistir ao concerto.

Ao Verdadeiro Olhar, o vereador da Cultura da Câmara de Lousada, Manuel Nunes fez um balanço positivo do arranque deste festival que se distingue pela aposta em propostas artísticas e musicais diversificadas.

“É um balanço muito favorável. Tratando-se do arranque da programação e de um concerto de certo modo alternativo, a adesão foi muito significativa”, disse, relevando a qualidade técnica e artística da rapper portuguesa. “A reacção foi muito favorável, mesmo daqueles que não estavam particularmente familiarizados com o rap, mas cujo género artístico e a qualidade da interpretação da Capicua, autora que se afirmou no panorama musical no nosso país, suscitaram elevado interesse e pleno reconhecimento”, frisou.

O autarca defende que o Noites Acústicas é já uma referência no concelho e na região que tem trazido ao município artistas consagrados das mais diversas áreas e sonoridades musicais.

“É uma proposta original, estruturada e coerente que, na realidade, não é comum encontrar, embora, felizmente, haja outros exemplos e formatos no país igualmente interessantes”, expressou, salientando que o evento  tem tido, também da parte do público, uma resposta positiva que se revê na sua programação e na escolha dos artistas que integram o cartaz, o que se traduz na afluência à bilheteira.

O responsável pelo pelouro da Cultura manifestou, também, que o Noites Acústicas é um veículo e instrumento que contribuiu para o desenvolvimento pessoal e social.

“A música, o teatro, as artes visuais, tal como a dança, a poesia ou a arte em geral não têm, forçosamente, de ter impacto económico. A arte justifica-se por si própria, constitui um instrumento de desenvolvimento pessoal e social. Estando sistematicamente dependente da economia, fica perigosamente comprometida na sua essência. No entanto, as manifestações artísticas inscrevem-se no contexto das indústrias criativas, pelo que também podem gerar dinamismo económico e é isso que tem acontecido entre nós”, avançou.

Falando dos próximos espectáculos, Manuel Nunes realçou que a procura dos bilhetes está a decorrer em bom ritmo e que o concerto dos “The Gift” já está lotado, prevendo a organização que os restantes concertos venham a registar igual afluência.

“A procura tem sido permanente e todos os espectáculos estão a conhecer importante aceitação. O concerto dos The Gift encontra-se esgotado e todos os restantes estão a suscitar manifesto interesse, esperando-se para breve lotação esgotada em todos eles”, assegurou. Pelo Noites Acústicas passarão ainda Linda Martini, Gisela João, Sara Tavares, e Rodrigo Leão. A organização diz que procurou criar um cartaz que correspondesse a diferentes gostos e sensibilidades estéticas.