Esta sexta-feira e sábado, o FAPAS e a Câmara Municipal de Lousada promovem a 22.ª Noite Europeia dos Morcegos – Lousada’s Bat Night.

“A Noite Europeia dos Morcegos é uma proposta do EUROBATS – Acordo sobre a Conservação das Populações de Morcegos Europeus – de 1994, para a divulgação da importância da conservação dos morcegos. Tem lugar em mais de 30 países de entre os quais está Portugal”, explica nota de imprensa, acrescentando que das 27 espécies de morcegos que existem em Portugal, nove espécies estão ameaçadas de extinção.

“Os morcegos mostram-se muito importantes para a sobrevivência humana uma vez que são fornecedores de serviços dos ecossistemas fundamentais para o equilíbrio ecológico. Com o Lousada’s Bat Night pretende-se melhorar os conhecimentos da sociedade sobre a biologia dos morcegos, melhorar a opinião sobre estes animais e promover mudanças de atitudes face aos morcegos e à protecção da natureza”, realça a autarquia.

Na sexta-feira, com um programa destinado a docentes e alunos, entre as 9h30 e as 11h00 vai ter lugar o Encontro Infanto-Juvenil de correspondentes em Ambiente, em que vão ser mostrados os trabalhos realizados, no Auditório Municipal. Segue-se a apresentação das estratégias de actuação para operacionalizar os conhecimentos, com a participação de Carla Lopes, da FAPAS.

À tarde, no Parque de Lazer de Casais, serão realizados ateliês de adereços, de observação de guano, de construção e colocação de caixas-abrigo e também a parede de escalada “A gruta do morcego”. Já a partir das 20h00 vai realizar-se a detecção nocturna de morcegos.

No sábado, a actividade tem como destinatários os docentes, que durante todo o dia vão participar numa visita guiada ao Centro Ciência Viva do Alviela.

Publicidade