Lousada acolhe, este sábado, a primeira Noite de Bombos, numa iniciativa da Lousada Associação de Eventos Culturais (Ladec), evento que irá contar com a presença de 35 grupos de vários pontos do país e que além de promover os grupos do concelho pretende salvaguardar esta tradição e as suas raízes etnográficas.
Ao Verdadeiro Olhar, o presidente da Ladec, Joaquim Gonçalves, realçou que a organização apostou na diversidade cultural, reunindo num mesmo evento grupos de bombos do concelho, mas privilegiando, também, a presença de grupos de praticamente de todo o país.
“Além de alguns grupos de Lousada que responderam afirmativamente ao nosso convite, o evento vai contar com bombos da Região do Vale do Sousa, Porto, Santa Marta de Penaguião, Baião, Viana do Castelo e de outras localidades. Quisemos preservar e dar a conhecer os bombos do concelho e a sua matriz identitária, mas, também, dar a conhecer ao público a diversidade de propostas, sons e até mesmo trajes que caracterizam os outros grupos”, expressou, salientando estar confiante que o público vai comparecer em massa àquela que será a primeira noite de bombos.
Falando ainda do número de grupos convidados, Joaquim Gonçalves destacou que inicialmente a organização tinha ponderado convidar 50 grupos, mas por uma questão de logística e até de organização, ficaram-se pelos 35 grupos.
Joaquim Gonçalves esclareceu que a primeira noite de bombos inicia na Escola da Boavista onde será realiza uma recepção aos grupos convidados, seguindo-se o desfile, com os grupos e desfilarem por várias artérias da vila, com passagens pelo mercado municipal, Avenida Senhor dos Aflitos, Rua Visconde de Alentém, Rua de Santo António, terminando nas piscinas de Lousada.
O evento irá, também, contar com a presença de vários gigantones.