Estamos no Verão e o flagelo do abandono de animais continua.

Digo continua porque, infelizmente, assistimos a este cenário triste de janeiro a dezembro. O cenário repete-se em cada um dos 278 municípios do continente, já que desconheço a realidade das ilhas.

É lamentável tamanha falta de civismo e irresponsabilidade por parte de quem abandona, por parte de quem não cuida, por parte de quem tem animais de estimação e não esteriliza…enfim…

São atirados “problemas” para a rua, para o espaço público, para que alguém resolva…alguém, entenda-se Câmara Municipal…

É aqui que está a grande questão: a Câmara Municipal não consegue resolver falta de civismo e irresponsabilidade.

A Câmara Municipal faz o que está ao seu alcance para ajudar a minimizar os estragos provocados por actos irresponsáveis de quem abandona: encontra-se a fazer obras no canil para ter mais e melhores condições de acolhimento dos animais abandonados; está a construir o gatilho para poder acolher gatos; cria condições de incentivo à adopção de animais no nosso canil, assegurando gratuitamente a identificação electrónica, a vacinação, a desparasitação e a esterilização; lançou um programa de apoio à esterilização dos animais de estimação das famílias Penafidelenses, mediante os seus rendimentos; adquiriu uma carrinha nova, completamente preparada e adaptada à recolha de animais na via pública; encontra-se a reestruturaram a equipa de recursos humanos afectos ao serviço; organiza acções de sensibilização para este problema e para incentivar à adopção; construiu um parque canino fantástico em pleno parque da cidade, para que as famílias e animais possam conviver e brincar à vontade.

Termino deixando aqui um alerta: mesmo com todas estas condições, o número de adopções não tem aumentado. Assim sendo, não surgem vagas nas boxes para fazermos recolhas na rua. Logo, os animais continuam por aí a multiplicar-se sem qualquer controlo.

O canil poderia passar a ter o triplo do espaço, mas se a falta de civismo e de responsabilidade continuar, de nada adiantaria.

As recolhas só são feitas quando temos condições de acolhimento e alijamento do animal. E as pessoas têm de compreender isso…

Ajudem-nos a identificar infractores que abandonam os animais na rua…ajudem-nos a incentivar à adopção de animais. Se todos estivermos juntos do lado das soluções, será mais fácil resolver o problema!

Boas férias para todos!