A atleta paredense Carina Moreira sagrou-se, mais uma vez, vice-campeã da Europa de Natação Adaptada, desta vez em estafetas (4×100 metros estilos e 4×25 metros estilos). A nadadora do Clube de Natação da Maia participou, recentemente, no terceiro Campeonato da Europa de Natação DSISO (Down Syndrome International Swimming Organization), em representação da selecção nacional.
Carina Moreira, de 34 anos, chegou ainda ao pódio mais três vezes, conquistando o bronze nas provas de 4×100 metros livres, 4×50 metros livres e 4×25 metros estilos.
Já conquistou várias medalhas
No total, a selecção portuguesa, composta por onze nadadores, terminou os Europeus com a conquista de 31medalhas (uma de ouro, 12 de prata e 18 de bronze). Só os quatro atletas do CN Maia, entre eles Carina Moreira, conquistaram 17 medalhas. Os nadadores vão agora preparar-se para os campeonatos do mundo de 2016.
Carina Moreira nasceu com Síndrome de Down/Trissomia do cromossoma 21 e a sua grande paixão é a natação. Nada desde os 12 anos e já competiu pelo FC Porto e foi chamada à selecção nacional, representando o país, pela primeira vez, no Campeonato do Mundo de Natação – Síndrome de Down, na Irlanda, em 2006. Agora compete pelo Clube de Natação da Maia e já conquistou vários títulos nacionais de natação, nas mais variadas vertentes. Sagrou-se ainda vice-campeã europeia nos 50 metros mariposa, em Estarreja, em 2013. Na mesma prova subiu também ao pódio na segunda posição em estafeta, nos 4×100 metros e nos 4×50 metros. Conquistou ainda um recorde europeu nos 1500 metros livres. No ano passado esteve no México, no 7.º Campeonato do Mundo Natação – Síndrome de Down. Nessa competição, os seus melhores resultados foram dois sextos lugares, nas estafetas de 100 e 50 metros livres; e um sétimo lugar nos 1.500 metros livres.