O Museu Municipal de Penafiel, apoiado pela Direcção Regional de Cultura do Norte e pela Câmara Municipal de Penafiel, vai dar início ao projecto “cinco salas cinco filmes”. A iniciativa decorre de Agosto a Novembro e conta com sessões gratuitas de cinema.
O objectivo deste projecto é ligar as temáticas da colecção do Museu (arqueologia, etnografia e história local) para promover, preservar e valorizar o património cultural local, sensibilizando a população para a importância da arte e da cultura, explica nota de imprensa da autarquia.
A primeira sessão de cinema, ligada à arqueologia, decorrerá a 5 de Agosto, pelas 21h30, no auditório do Museu Municipal de Penafiel, com o filme “Roma”, de Federico Fellini.
A 3 de Setembro, pelas 21h30, tem lugar o filme “Princesa Mononoke”, de Hayao Miyazaki, que se insere no tema “terra e água”. Também no dia 24 de Setembro, à mesma hora, é a vez de “Alentejo, Alentejo”, de Sérgio Tréfaut.
No dia 21 de Outubro, pelas 21h30, associada à temática “identidade” será exibido “A idade de ouro”, de Luis Buñuel, com banda sonora ao vivo. A última sessão do projecto decorrerá a 25 de Novembro com o tema “território”, e terá como filme “A arte da luz tem 20 000 anos”, de João Botelho.