“Mais inclusivo, acessível e intuitivo”, é assim que a autarquia descreve o novo site do Museu Municipal local que já está disponível para todos os utilizadores. Uma particularidade é que tem tradução automática para linguagem gestual, feita através da aplicação de um avatar e com a função de readspeaker webreader, pela a qual o utilizador dispõe da áudio-descrição dos conteúdos.

Na nova página, o utilizador tem agora disponíveis “mais conteúdos, em diferentes formatos, e com tradução automática para diversos idiomas”, sendo que quem o visita fica a conhecer “melhor” aquele espaço, assim como “os serviços que disponibiliza, as salas e as exposições, assim como a agenda de eventos”, revela o município.

A autarquia justifica esta aposta na “necessidade de o tornar mais responsivo e acessível, de acordo com as normas e boas práticas inclusivas, permitindo ainda uma navegação mais intuitiva e clara para todos”.

Este investimento foi feito ao abrigo do programa ProMuseus 2021 da Rede Portuguesa de Museus, no âmbito da “Área 5 – Divulgação”.

O novo site, que já se encontra disponível para consulta através do link https://www.museudepenafiel.com/