O Museu Municipal de Penafiel está a levar a efeito uma campanha de angariação de donativos para ajudar crianças e jovens em risco de Penafiel.
Segundo Maria José Santos, directora do Museu Municipal de Penafiel, a iniciativa acontece no âmbito do tema escolhido para a comemoração do Dia Internacional dos Museus 2017 “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus” e conta com a colaboração da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Penafiel (CPCJ) que desenvolveu junto das escolas acções de sensibilização e actividades para os grupos escolares. As acções de sensibilização foram ministradas por técnicos da CPCJ.
“Daí nasceu a intenção de avançar com esta campanha”, disse, salientando que cada pessoa que entregar o seu donativo no Museu Municipal ou na Comissão de Protecção de Crianças e Jovens.
Os donativos podem ser brinquedos ou alimentos secos (papas, cereais, massas, farinhas leguminosas, leite em pós entre outros).
Ao entregar os donativos, a pessoa recebe um bilhete que lhe garante o acesso gratuito ao espaço do Museu Municipal.
A responsável pelo Museu Municipal revelou, ainda, que a iniciativa, além da vertente social, pretende sensibilizar a comunidade para as questões relacionadas com a protecção na infância e juventude e simultaneamente dar a conhecer o Museu, situado em pleno centro histórico e comercial da cidade e num dos edifícios mais emblemáticos da urbe.
Já o presidente da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, Rodrigo Lopes, realçou que os bens doados serão posteriormente distribuídos às crianças e jovens do concelho. “Trata-se efectivamente de uma iniciativa solidária, de elevado reconhecimento social que aplaudimos que vai contribuir para ajudar as crianças e jovens, cujos agregados familiares vivem com mais dificuldades”, avançou.