O muro exterior do Lar de Santo António da Misericórdia de Penafiel foi pintado com as 14 obras da misericórdia, numa iniciativa da instituição que contou com a colaboração dos utentes.
Ao Verdadeiro Olhar, o provedor da Santa Casa da Misericórdia, Júlio Mesquita, destacou que a pintura que se encontra gravada no muro exterior ao lar de S. António à Rua dos Planos, foi concebido por um artista de arte urbana ou “street art”, uma expressão artística em expansão, sustentou, e contou com o contributo dos utentes da instituição, alguns dos quais estão aí retratados.
Ao nosso jornal, o provedor da Misericórdia de Penafiel realçou, também, que esta iniciativa pretendeu embelezar aquela zona e sensibilizar a comunidade para as 14 obras de misericórdia, levando-as a a reflectir sobre o trabalho da instituição realiza em prol dos outros.
“Pretendemos, também, fazer alguma pedagogia e relembrar às pessoas o trabalho que realizamos diariamente em prol dos mais vulneráveis e fazê-las pensar de per si sobre a importâncias destas obras”, avançou.
As 14 obras da misericórdia dividem-se em obras corporais e espirituais.
Obras corporais:
1 – Dar de comer a quem tem fome;
2 – Dar de beber a quem tem sede;
3 – Vestir os nus;
4 – Dar pousada aos peregrinos;
5 – Assistir aos enfermos;
6 – Visitar os presos;
7 – Enterrar os mortos.
Obras Espirituais:
1 – Dar bons conselhos;
2 – Ensinar os ignorantes
3 – Corrigir os que erram;
4 – Consolar os tristes;
5 – Perdoar as injúrias;
6 – Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo;
7 – Rogar a Deus por vivos e defuntos.