O município de Valongo foi distinguido com o Galardão ECO XXI, que reconhece as suas boas práticas e o seu esforço na área da educação para a sustentabilidade e da qualidade ambiental. Além disso, foi também um dos vencedores do sorteio de prémios realizado entre os parceiros, recebendo um pack de marcadores ecológicos recarregáveis da Edding, no valor de 521 euros.
Desde 2016 que Valongo participa neste programa e é distinguido. O município, segundo refere em nota, “considera a sua participação no Programa ECOXXI como mais uma ferramenta de gestão local, e uma excelente oportunidade de avaliação por entidades externas especializadas”.
O prémio, que contou com a candidatura de 53 municípios portugueses, foi atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa e entregue durante a Cerimónia de Divulgação dos Resultados, no Palácio da Lousã Boutique Hotel.
Para se candidatar, o município fornece informação relativa às acções, actividades e políticas de sustentabilidade implementadas no ano anterior, avaliada por um grupo de peritos que integram a Comissão Nacional, em que estão representadas mais de 40 instituições.
O programa é composto por 21 indicadores de sustentabilidade local e pretende avaliar a prestação dos municípios, reconhecendo como eco-municípios os que demonstram a implementação de boas práticas, políticas e acções em torno de alguns temas considerados chave para a ABAE: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, Sociedade Civil, Instituições, Conservação da Natureza, Ar, Água, Energia, Resíduos, Mobilidade, Ruído, Agricultura, Turismo e Ordenamento do Território.
O resultado da candidatura resume-se num índice global percentual de políticas de sustentabilidade segundo o referencial ECOXXI. A bandeira ECOXXI é atribuída a todos os municípios cujo índice global é igual ou superior a 50%.