O município de Paredes quer reduzir o desemprego e promover a qualificação dos mais jovens. Razão pela qual passou a integrar o Pacto Local para a Empregabilidade e Empreendedorismo Jovem, um projecto que acompanha as directrizes da Comissão Europeia e os princípios do Ano Europeu da Juventude 2022 e que agrega várias autarquias. O objectivo passa pela “fixação dos seus jovens, pela via da criação de oportunidades de desenvolvimento de competências essenciais à empregabilidade” e “empreendedorismo”, lê-se na página deste programa.
Paredes começou a fazer parte deste pacto, depois de a ideia ter sido aprovada na última reunião do executivo.
A medida, aprovada por unanimidade, visa criar uma rede de contactos, entre municípios, de forma a fixar a sua população jovem, através da criação de “mais e melhores oportunidades para o futuro dos jovens, criando condições para o seu desenvolvimento pessoal, social e profissional”, explica a autarquia.
São objetivos comuns e gerais desta iniciativa, que vai funcionar através de plataforma de partilha informal, “reduzir o desemprego, promover a qualificação dos trabalhadores, facilitar o acesso à informação, reforçar a cooperação dos municípios e capacitar técnicos municipais”.
No âmbito deste Pacto Local, Paredes assume o compromisso de ajudar os mais novos, o que motiva o “crescimento económico local” e a melhoria das condições de vida dos jovens.
Do conjunto de medidas a desenvolver pela autarquia de Paredes, destacam-se a ainda a “disponibilização de informação a jovens e empresários” do concelho, onde constam oportunidades e medidas de apoio à criação de emprego.
Dado que o pacto inclui vários municípios, estes passam a delinear estratégias, regionais e nacionais, sendo que todos os participantes podem realizar actividades em conjunto.