O município de Lousada associou-se ao projecto “Rota dos 20”, neste ano em que se assinalam duas décadas das Eco-Escolas e cujos principais objectivos passam por identificar problemas e encontrar soluções para uma vida mais sustentável. A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) coordena toda esta actividade.

Na passada sexta-feira, dia 9, o município de Lousada, através do vereador do pelouro do Ambiente, Manuel Nunes, passou o testemunho à Câmara de Penafiel, da Bandeira Eco-Escola, do Pergaminho, do Livro das Escolas e do Livro dos Municípios.

Lousada recebeu o testemunho proveniente da Câmara de Amarante, no dia 2 de Outubro. Durante os dias em que a Bandeira esteve no concelho foram cinco as escolas que tiveram a oportunidade de a exibir, por fazer parte do projecto Eco-escolas. Foram elas a EB 2,3 Lousada, EB Cristelos, EB1 Pias, EB2,3 Nogueira e EB 2,3 Lustosa.

O protocolo para a passagem do testemunho passa pela entrega do pergaminho para ser preenchido por cada uma das escolas do concelho, a bandeira “Eco-Escolas Rota dos 20” que é transportada entre as escolas, para além do Livro das Escolas e do Livro dos Municípios.

Com esta iniciativa pretende-se criar mobilidade sustentável, intervir na comunidade local identificando problemas e propondo soluções, envolver os municípios na articulação da rede Eco-Escolas do concelho bem como divulgar o trabalho destas e dos municípios na rede internacional.

 

Cerimónia de passagem de testemunho na EB 2,3 de Lustosa

A EB 2,3 de Lustosa foi o último dos cinco estabelecimentos de ensino do concelho a receber a Bandeira Eco-Escolas. Foi também neste local que o vereador do Ambiente recebeu a Bandeira para proceder à passagem de testemunho.

A comunidade escolar realizou uma cerimónia onde foi referenciado, pela voz dos alunos, que “a presença da bandeira reflecte o vasto trabalho desenvolvido ao longo do passado ano lectivo em prol de um ambiente melhor, mais saudável e mais colorido. Preservar o ambiente, cuidar dele e protegê-lo é da responsabilidade de todos nós enquanto comunidade escolar e de cada um em particular”.