Começam hoje, em Freamunde, os ensaios para a iniciativa “O Bombo é Nosso” que promete centenas de mulheres a tocar bombo nas Sebastianas, que decorrem em Julho.
A organização afirma que as ruas vão voltar a ficar pintadas de cor-de-rosa. “O movimento O Bombo é Nosso, que nos últimos dois anos reúne centenas de mulheres na Noite de Bombos das Sebastianas, está de volta”, diz comunicado.
À semelhança das últimas edições é esperada grande adesão por parte do público feminino.
“Recorde-se que, em 2017, foi batido o recorde do Guiness com a participação de cerca de 500 mulheres”, lembra ainda nota de imprensa.
Os ensaios começam esta quarta-feira, no Centro Escolar de Freamunde. O desfile decorre no dia 12 de Julho e este ano traz algumas mudanças, nomeadamente a nível do percurso, que em 2019 será maior que o habitual.
“As mulheres dos festeiros das Sebastianas arregaçam assim as mangas e voltam a trazer para a rua aquela que tem tudo para ser uma tradição. E não só de Freamunde ou do concelho vêm participantes: a avaliar pelos dois últimos anos, muitas mulheres de toda a zona norte do país vão responder à chamada e voltar a mostrar que tocar bombo não é exclusivamente para os homens”, termina a organização.