O Movimento Rio Sousa reuniu, esta terça-feira, com a Câmara de Lousada e elogiou o trabalho desenvolvido pelo município na defesa, preservação e educação ambiental do Rio Sousa,
Segundo o Movimento, o encontro decorreu nas instalações da autarquia, contou com a presença da coordenadora do sector de Conservação da Natureza e Educação Ambiental (SCNEA), Milene Matos e da coordenadora dos projectos “Lousada Guarda Rios” e “Lousada Charcos”, Daniela Barbosa.
No âmbito deste encontro, foram apresentados os projectos desenvolvidos pelo município de Lousada no que diz respeito à protecção ambiental.
O Movimento Rio Sousa louva o trabalho desenvolvido pelo SCNEA, na sua defesa, preservação e educação ambiental, com vários projectos estruturados de forma integrada e abrangente como “Lousada Guarda Rios”, “BioEscola”, “Gigantes Verdes”, “Lousada Charcos”, “Paisagem Protegida do Sousa Superior”.
“O Movimento considera que a forma como Lousada aborda esta temática é um exemplo que pode e deve ser replicado pelos outros municípios da bacia hidrográfica do Rio Sousa, sendo essencial defender os rios não apenas em algumas zonas geográficas específicas, mas em toda a sua dimensão territorial, o que implica uma desejada cooperação intermunicipal”, lê-se na nota que nos foi enviada.
De acordo com o Movimento, este foi o início de um périplo de reuniões com os municípios abrangidos pela bacia do Rio Sousa, estando já agendada para a próxima quinta feira, 16 de Janeiro, uma reunião com a Câmara Municipal de Paredes.
O Movimento pretende aproximar-se dos órgãos autárquicos dos concelhos afectos à Bacia do Sousa de forma a com esses agentes contribuir e colaborar.
Criado no Verão de 2019, o Movimento Rio Sousa é um grupo cívico que surge após o Rio Sousa ser alvo de repetidas descargas poluentes e tem como propósito a defesa do seu curso de água.
O Movimento Rio Sousa organizou a marcha em defesa do Rio Sousa que decorreu no passado dia 25 de Setembro, dia Mundial dos Rios, que contou a participação de mais de uma centena de pessoas.