Foto: Câmara de Paços de Ferreira

Um grupo de cidadãos de Lamoso e Codessos entregou, na sexta-feira, uma petição popular com 1500 assinaturas apelando à Câmara Municipal de Paços de Ferreira que interceda junto do Governo e da Assembleia da República para que seja anulada a agregação daquelas freguesias.

“O Movimento de Cidadãos Devolver a Terra ao seu Povo é a favor da desagregação da freguesia de Sanfins, Lamoso e Codessos porque, na consulta popular que o Movimento de Cidadãos realizou, 90% da população quer a desagregação total e 65% das pessoas preferia agregar as localidades de Lamoso e Codessos, que foram outrora uma única freguesia”, explica a autarquia.

Segundo a mesma fonte, Humberto Brito vai levar a reunião de câmara e a Assembleia Municipal uma proposta no sentido de pedir a anulação de todas as agregações de freguesia no concelho. “O presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira considera que o mapeamento administrativo não teve em conta a vontade popular, tendo sido uma imposição desenhada a régua e esquadro, sem contemplar as características sociais, económicas e culturais de cada localidade agregada”, sustenta a câmara.

Foto: Câmara de Paços de Ferreira
Foto: Câmara de Paços de Ferreira