A 38.ª Feira Agrícola do Vale do Sousa, maior certame da região e um dos maiores do país, inicia dia 18 deste mês e vai apresentar várias novidades.

Segundo o vereador com os pelouros do Turismo e Actividades Económicas da Câmara Municipal de Penafiel, Adolfo Amílcar, a Mostra Nacional de Gastronomia, que vai reunir 10 unidades de restauração de todo o país, vai surgir com uma nova decoração e uma nova imagem.

“Está a ser edificada uma tenda com 15 metros de pé direito, com ar condicionado e uma nova decoração”, disse, salientando que a organização do certame pretendeu premiar os expositores, dando-lhes melhores condições para trabalhar e simultaneamente beneficiar os milhares de visitantes que vão passar pela tenda da Mostra Nacional de Gastronomia durante os nove dias da feira.

“Pretendemos que os visitantes e todos quantos se dirigirem para esta zona com as suas famílias e amigos possam usufruir de um ambiente climatizado e degustar o melhor que a gastronomia nacional tem para nos oferecer”, afirmou.

O autarca revelou, também, que além da tenda onde vai decorrer a Mostra Nacional de Gastronomia, a organização optou por instalar ar condicionado dentro de alguns pisos.

O responsável pela feira informou, também, que a Praça dos Bares, instalada nas imediações da zona gastronómica, vai ser coberta, tornando-a mais confortável.

Ao nosso jornal, o vereador avançou, ainda, que a organização optou por instalar uma bancada nova no Palco 1, palco principal, com capacidade para mil pessoas, ampliando a sua capacidade para receber os espectadores e garantindo melhores condições de segurança.

É neste palco que vão passar nomes como os de Zé Amaro, Pedro Abrunhosa e Comité Caviar, Aurea, Diogo Piçarra, Ana Moura, D.A.M.A, Mundo Segundo e Sam the Kid, João Pedro Pais e Anselmo Ralph.

Falando do programa musical, Adolfo Amílcar reconheceu que o programa deste ano, não sendo melhor que o transacto, integrando um naipe de artistas que sobejamente conhecidos do público português.

“A organização tem apostado em trazer para o certame artistas que acrescentem valor a este evento e foi isso que fizemos este ano”

“É sem dúvida um excelente cartaz, mas no ano passado, também, tivemos um cartaz de qualidade. Todos os anos, a organização tem apostado em trazer para o certame artistas que acrescentem valor a este evento e foi isso que fizemos este ano”, disse, realçando, também, o facto do palco dois, localizado na Praça dos Bares, funcionar como um suporte para concertos temáticos, espetáculos de música tradicional,  grupos etnográficos e ponto de encontro de dj´s.

“É, também, um espaço emblemático da feira que atrai imenso público jovem, que depois do fecho da feira, se direcciona para esta área”, assegurou, reconhecendo que a componente dos espectáculos associada à dinâmica da Praça dos Bares tem contribuído para dar mais vida ao certame, fazendo deste uma referência para o público mais jovem.

“Aliada à  matriz rural e agrícola, a feira tem sabido evoluir tendo-se transformado ao longo dos anos num certame mais abrangente”

O responsável pela feira manifestou, também, que aliada à  matriz rural e agrícola, a feira tem sabido evoluir tendo-se transformado ao longo dos anos num certame mais abrangente com novos sectores e segmentos de actividade.

Adolfo Amílcar assinalou, ainda, que os concursos da broa de milho, da cebola, do pão-de-ló e a feira da cebola, que vai decorrer na Avenida Gaspar Baltar, são eventos que evidenciam o dinamismo do mundo rural do concelho e da região e fazem deste certame um evento ímpar com impacto na economia local.

Falando da Feira de S. Bartolomeu, também conhecido por Feira das Cebolas, que se realiza no dia 24 de Agosto, o vereador adiantou que são aguardadas cerca de 400 toneladas.

“A sua importância não têm fronteiras e a Feira de S. Bartolomeu, que sempre foi considerada como o espaço por excelência da cebola, converteu-se num espaço para a comercialização de outros produtos tradicionais”, asseverou, adiantando que a cebola, que faz parte do programa da Agrival, continua a ser a principal atracção para as milhares de pessoas que visitam o concelho no dia 24.