Inicia, esta terça-feira, no Fórum Cultural de Ermesinde, pelas 21h45, a Mostra de Teatro Amador de Valongo, festival que é considerado como um dos eventos mais emblemáticos na programação cultural do concelho e cuja edição deste ano conta com 13 grupos.
Os espectáculos vão dividir-se entre o Fórum Cultural de Ermesinde e o Fórum Vallis Longus.
A edição deste ano arranca com a peça “Recados”, uma organização do ENTREtanto TEATRO, com criação e encenação de Júnior Sampaio cuja apresentação coincide com o Dia Mundial do Teatro. O certame termina no dia 26 de Maio com um espectáculo de encerramento da Mostra.
A iniciativa “Recados”, promovida pelo ENTREtanto TEATRO com o apoio da Câmara Municipal de Valongo, decorreu desde 11 de Outubro de 2017 no Centro Cultural de Campo. A peça conta com crianças dos seis aos 16 anos de idade, tendo como objectivo primordial promover as artes e, particularmente, o teatro nas camadas mais jovens do concelho.
Segundo o ENTREtanto TEATRO pretende-se que as crianças e os jovens adquiram conhecimentos e ferramentas que lhes permitam desenvolver o sentido criativo e, de uma forma pedagógica, adquiram aptidões a nível pessoal e social, e a consciência da importância do teatro na sociedade.
Para a criação do texto “Recados…”, em 2009/2010, o ENTREtanto TEATRO contou com a colaboração dos educadores e professores de Valongo, na recolha de recados junto dos seus alunos. “Fornecemos pequenas folhas em formato de postal e passados alguns dias recebemos precisamente 2.502 recados de crianças entre os 3 e os 11 anos. Mensagens que as crianças quiseram dizer ao mundo e que nos transportam para um universo sem limites, um mundo que pode começar na escova de dentes, passando pelo pequeno almoço, os abraços da mamã, os bolinhos da avó, os livros, as personagens das histórias, as estrelas, os planetas, a natureza, o ambiente, os animais, as plantas, a tecnologia, os computadores, a televisão, a arte, os medos e os sonhos. Um universo de quem vê o mundo apenas a uns palmos do chão que envolveu e inspirou o dramaturgo e encenador, Júnior Sampaio, na criação do texto e espaço cénico do espectáculo Recados…”, lê-se na sinopse da peça.
A criação, dramaturgia, encenação e espaço cénico está a cargo de Júnior Sampaio, a assistência de encenação é da autoria de Inês Ferreira, contando a peça com as interpretações dos alunos de vários estabelecimentos de ensino do município.
A preparação é da autoria de Canto Marie Sousa, as músicas são de Júnior Sampaio, o desenho de Luz Luís Ribeiro, os adereços e figurinos do “O Grupo” e a produção executiva de Amélia Carrapito, Inês Ferreira, Inês Pereira e Vítor Celestino Russo.
Pelo Festival de Teatro Amador vão passar companhias como os Cabeça no Ar e os Pés na Terra, Grupo Dramático e Recreativo de Retorta, Grupo Cénico S. Vicente de Alfena, Grupo de Teatro da Universidade Sénior de Ermesinde, Associação Cultural e Recreativa Fora D´Horas, Associação Cultural e Recreativa Vallis Longus, Teatro Amador Susanense, Grupo Dramático e Musical de Campo, Cuca Macuca – Associação de Desenvolvimento Integrado entre outras.
“a autarquia tem apostado nesta nobre arte ao longo de vários anos, tanto na formação dos jovens como dos adultos, construindo melhores cidadãos, mais aptos para se relacionarem com a sociedade e o mundo”
O presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, assumiu que que este festival pretende valorizar e dar a conhecer ao maior número possível de pessoas o trabalho das associações do concelho que se dedicam ao teatro amador.
“O teatro é uma forma de expressão artística fundamental na formação cultural do ser humano, promovendo o conhecimento de nós próprios e da nossa cultura”, disse, salientando que a expressão corporal e a fala estiveram na origem das primeiras manifestações teatrais, como necessidade básica de domínio da natureza e da comunicação entre os povos.
“Sendo o homem um ser pensante, as questões do dia-a.dia, reflexões e dúvidas tornam-se o material para a expressão artística no palco”, frisou.
O autarca realçou, também, que o teatro é determinante pata o desenvolvimento das crianças, despertando o desejo pelo conhecimento, assumindo-se como um complemento na educação básica de todo o jovem, aliando o prazer à educação. “Nesta perspectiva, a autarquia tem apostado nesta nobre arte ao longo de vários anos, tanto na formação dos jovens como dos adultos, construindo melhores cidadãos, mais aptos para se relacionarem com a sociedade e o mundo”, disse, deixando um convite à comunidade de Valongo para acompanhar este certame que decorre de 27 de Março a 26 de Maio.