A Câmara Municipal de Valongo está a reabilitar o moinho de vento da Senhora dos Chãos, localizado na Serra de Santa Justa, que integra o Parque das Serras do Porto, e que se encontrava em total ruína. Com esta intervenção será possível recuperar o aspeto estético original bem como a sua capacidade produtiva, dando-lhe “nova vida”.
Desde a data da consignação, em março de 2023, o trabalho tem sido desenvolvido em estaleiro, estando atualmente a ser efetuada a sua montagem em obra, sendo já possível percecionar a evolução da reabilitação da ruína, da construção da cobertura e da instalação do engenho.
Todos os componentes são de execução demorada e serão agora montados em obra de forma sequencial, a par do desenvolvimento dos trabalhos de recuperação interior e exterior, conta a edilidade, em comunicado.
“Estamos a dar Vida ao Moinho de Vento localizado na Serra de Santa Justa, o único de onde se pode avistar o Porto e várias outras cidades marítimas metropolitanas. Será, sem dúvida, o ex-libris do futuro circuito Molinológico municipal associado à extraordinária história da panificação neste concelho que tem no pão, na regueifa e no biscoito uma das suas principais marcas identitárias”, diz o autarca de Valongo, que é também o atual presidente da Associação de Municípios Parque das Serras do Porto, citado em nota de imprensa.
Na visita técnica à empreitada, José Manuel Ribeiro disse ainda que o moinho de Vento já integra os percursos e trilhos existentes nas serras, e que podem consultados e utilizados através da app “ValongoinOutdoor”, designadamente o Circuito de Contemplação e o trilho 3 do Centro de BTT.
“A recuperação do Moinho de Vento insere-se numa estratégia global de valorização do nosso património histórico e natural, que se traduz na criação de mais-valias para a qualificação da nossa oferta cultural e turística. Neste caso em concreto, será também uma mais-valia para o Parque das Serras do Porto e para a Área Metropolitana”, frisou.
As obras de recuperação do Moinho da Senhora dos Chãos custam mais de 146 mil euros e devem estar concluídas na primavera do próximo ano.
Além do Moinho de Vento localizado na Serra da Santa Justa, o património molinológico existente no concelho de Valongo integra diversos moinhos de água. O restauro do moinho da senra foi a primeira obra concluída no âmbito deste projeto de reconstrução do património e de criação do novo circuito molinológico.
Um moinho de vento utilizam o vento como fonte de energia, a chamada “energia eólica”. Os portugueses, ao contrário do norte da Europa, são de menores dimensões e compostos por uma estrutura cilíndrica em pedra. Têm uma cúpula cónica de madeira e velas de pano, parecidas com as das embarcações.