A Santa Casa da Misericórdia de Penafiel vai assinalar os 508 anos de existência com actividades a realizar nos dias 28 e 31 de Outubro.
No dia 28, a partir das 15h00, será inaugurada uma exposição sobre a Misericórdia de Penafiel e a sua relação com os Frades Capuchos, no núcleo museológico de Santo António dos Capuchos. Segue-se uma visita à galeria de benfeitores e provedores da instituição e uma palestra com Rui Rebelo, no salão polivalente da Misericórdia, alusiva ao tema “As Santas Casas da Misericórdia – sua natureza de irmandade no caminho da modernidade”.
Já no dia 31, assinala-se o Dia da Misericórdia com uma celebração eucarística comemorativa dos 508 anos na Igreja de Santo António dos Capuchos, pelas 17h30. Depois da homilia serão ainda investidos sete novos Irmãos desta Santa Casa.
Às 19h30 haverá um jantar de confraternização entre Irmãos, utentes e convidados no salão polivalente.
A Santa Casa da Misericórdia de Penafiel é uma das mais antigas do distrito do Porto. Conta com 155 funcionários (com contrato e em prestação de serviços), 110 idosos, 130 crianças, 40 utentes em apoio domiciliário, serve 80 refeições na cantina social e acompanha 220 famílias através do Rendimento Social de Inserção, em cooperação com a Segurança Social.