A Santa Casa da Misericórdia de Paredes quer implementar, nas antigas instalações da escola da Madalena, freguesia de Paredes, um projecto designado “Empreendimento – Habitações Colaborativas”.
Para avançar com uma candidatura ao PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) foi feito um pedido de declaração de interesse público à Câmara, que foi aprovado.
A meta é dar resposta “à falta de habitação condigna para as pessoas mais desfavorecidas”.
Segundo a proposta levada a reunião de executivo, a que o Verdadeiro Olhar teve acesso, estas “habitações colaborativas” são “uma resposta inovadora de carácter residencial, temporária ou permanente, que assenta num modelo de habitação colaborativa ou comunitária, organizada em unidades habitacionais independentes próximas ou contíguas, de apartamentos, moradias ou outras tipologias de habitação similar, e que dispõe de áreas e espaços de utilização comum, compartilhada, bem como de serviços de apoio partilhados e subsidiários, promotores de interacção social, intergeracionalidade e inclusão social dos seus residentes”. A Misericórdia alega ainda que “este empreendimento vem trazer uma nova vida para o edifício que se encontra sem função, dotando-o um espaço de cariz social, de apoio à população que vai permitir a criação de novos alojamentos, ficando ao serviço dos mais carenciados”.
O documento explica que está prevista a criação de 19 habitações – um T0, 11 T1 e sete T3 -, uma sala polivalente que servirá de suporte às actividades de grupo e também a criação de zonas verdes/ajardinadas e de uma horta comunitária, entre outros.